13 maio 2008

Homenagem 2


Este post tem com objectivo dar a conhecer a opinião de quem, como eu, aprecia a arte do "Maestro". Este artigo, foi escrito por Luís Francisco e publicado no jornal (gratuíto) Sexta, no dia 04.Abril.2008. Passo a transcrever...

"Obrigado Rui Costa, por amares tanto o futebol
O sorriso de Rui Costa no final das celebrações do terceiro golo do Benfica frente ao Paços de Ferreira, no último domingo, vale mais do que mil palavras. Mas não resisto a escrever algumas, mesmo assim.
O sorriso de Rui Costa é o sorriso do miúdo que joga na rua e chega tarde para jantar, porque ninguém arreda pé até desempatar o jogo com os da praceta. É o sorriso do puro gozo de jogar à bola, a expressão de uma emoção tão simples quanto grandiosa, é a essência do que fez do futebol o desporto mais importante e apaixonante do planeta.
Atente-se nas imagens. A bola sai como um míssil do seu pé direito para só parar nas redes. Rui corre para a bancada, festejando o seu primeiro golo do jogo, na semana do seu 36º aniversário, na época do adeus ao futebol. Ergue os braços, comemora com os adeptos. E depois, só depois, deixa de ser o futebolista profissional. Pensa por um instante e sorri. Ofereceu-se uma bela prenda.
É um sorriso gaiato, puro, o sorriso que também conseguimos apanhar em Cristiano Ronaldo quando os seus malabarismos desafiam as leis da balística. Mas Cristiano é um puto, tem ainda uma vida inteira de futebolista pela frente. O que espanta não é que Ronaldo seja (ainda?) um miúdo feliz quando ouve os pitons das botas a matraquear o chão do balneário. O que espanta é que Rui, ao cabo de duas décadas de profissionalismo, ainda tenha essa criança tão á flor da pele...
Disse um dia a um amigo que pagarei sempre bilhete para ver jogar Rui Costa. Agora que ele se vai embora, resta-me agradecer-lhe por amar tanto o futebol. E, com isso, com o seu talento, a sua elegância, a sua honestidade, fazer com que todos nós, numa época de tristezas e vergonhas, não tenhamos medo de dizer que amamos o futebol. Porque o futebol é aquele sorriso."

Sem comentários: