13 maio 2008

Feliz Dia da Mãe

Apesar de já ter passado bastante tempo, quero aqui deixar um beijo muito especial para as duas mães mais lindas do mundo... a MINHA e a da MINHA FILHA, bem como as maiores felicidades.

Para quem não sabe, aqui está como surgiu o dia da mãe (algumas hipóteses...) :

Dia da Mãe, tal como o conhecemos hoje, começou no inicio do século XX, quando uma jovem americana, Annie Jarvis, após ter perdido a mãe entrou em depressão. As amigas para ajudarem a Annie a vencer a tristeza resolveram arranjar uma forma de perpetuar a memória da sua mãe fazendo uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Assim, rapidamente o Dia da Mãe se espalhou por todos os Estados Unidos.

Em 1914 a data de 9 de Maio foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson.

Para alguns historiadores, o Dia da Mãe é ainda mais remoto, estando ligado às festividades que decorriam na Grécia Antiga na festa da Primavera, onde se honrava a Mãe dos Deuses – Rhea.

Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas à Mãe dos Deuses romanos (Cybele) e começaram por volta de 250 anos antes de Cristo.

No século XVII, Inglaterra celebrava o, Domingo da Mãe, no 4º Domingo de Quaresma, este dia tinha como objectivo homenagear as mães inglesas. Nesta época a classe baixa inglesa trabalhava, na grande maioria, longe de casa, vivendo em casa dos patrões. Neste dia, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa para celebrarem o dia com as suas mães.

O Cristianismo foi-se difundindo pela Europa e passou a ser prestada homenagem à Igreja Mãe – que era entendida como a força espiritual da vida e protecção do mal. Com o passar dos anos esta festa foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro - dia de Nossa Senhora da Conceição. Actualmente, no nosso país, o Dia da Mãe é comemorado no 1º Domingo de Maio!

Sem comentários: