26 maio 2008

E já passaram 10 anos... estou a ficar velho !!!

Fez no passado dia 22.Maio, 10 anos que foi inaugurada a EXPO 98 (iniciou a 22.Maio e acabou a 30.Setembro.1998), sob o lema:

"Os Oceanos : Um Património Para O Futuro"

Este foi um evento que muita gente achava que seria um fracasso (pelo pouco que se ouvia na altura da Expo de Sevilha, que posteriormente ficou ao abandono), mas que veio a revelar-se um sucesso. Apesar de pequenos e com um nível de vida cada vez mais baixo, uma coisa é certa: os tugas são um espectaculo a organizar eventos.

Lisboa ganhou novas infra-estruturas (o Pavilhão da Utopia - hoje Pavilhão Atlântico, a Torre Vasco da Gama, o Pavilhão dos Mares - hoje Oceanário, a Praça Sony, o Pavilhão do Conhecimento, o Pavilhão do Futuro - hoje Casino de Lisboa, o Teleférico, a Estação do Oriente), numa zona completamente abandonada, ganhou novo espaço de lazer (hoje em dia ponte de paragem na noite alfacinha), e uma maior visibilidade fora do nosso pequeno jardim à beira-mar plantado.
Esta foi uma exposição que me marcou (tal como a muitos outros), não só pelo evento em si, mas porque tanto a minha mãe como o meu irmão, estiveram ligados a ela por via das suas vidas profissionais.
E estas foram as mascotes da exposição: o Gil e a Docas.
A minha mãe trabalhou no pavilhão da União Europeia (para quem não se lembra ficava na base da Torre Vasco da Gama), e o meu irmão foi (se não me falha a memória), um dos muitos publicitários que promoveram a EXPO (na altura estava na Euro RSCG, acho eu).

Assisti a alguns eventos, mas assisti a muitos concertos e assim "ao longe", lembro-me de Pedro Abrunhosa, Savage Garden e um dos melhores concertos a que já assisti... GARBAGE na Praça Sony, onde actuaram para 3.000 pessoas.

Fabuloso o último dia, com um fogo de artificio espantoso, e que devido ao facto da minha mãe trabalhar no pavilhão da UE (como já referi), tive o privilégio de assistir de "camarote", longe da confusão, que estava a EXPO naquele dia.
Muitas romarias aos pavilhões, muitos pin's adquiridos (comprados, trocados ou oferecidos) que aumentaram sobremaneira a minha colecção, muitos e bons momentos passados na companhia da (agora!) minha mulher e de poucos (mas bons!) amigos...

Confesso... sinto uma certa nostalgia ao recordar-me desses momentos!!!

Sem comentários: