09 outubro 2008

Filmes MegaFM - 16

Ontem (08.Out.2008), fui a mais uma antestreia (já estava com saudades!) MegaFM. O nome do filme é “EAGLE EYE – Olho de Lince” (tradução à letra) no Almada Fórum.

Gostei imenso do filme. Apesar de um inicio mais pacato, quando a acção começa, é sempre com muita chapa amolgada, muita aceleração, muita adrenalina.

Apesar de ficção, penso que esta “é pouca” em relação àquilo que se passa nos STATES. O facto de todas as pessoas serem monitorizadas (mails, telefones, telemóveis, cartas), acho que é algo que já acontece (ou pelo menos ouve-se muitas vezes, e como não há fumo sem fogo…) por aqueles lados, embora talvez não de forma tão profunda, como é mostrado neste filme.

Assustador (ou não, isso depende de quem vê) pode ser o facto de uma máquina dotada de uma super inteligência artificial, tomar o controlo de todo um país (ou mesmo do mundo como é “mostrado” em filmes como Terminator’s ou Matrix’s), embora não me parece que tal aconteça num futuro próximo (no entanto, admito que posso estar enganado e muito!).

A outra face do problema, é a tal monitorização do povo, em que a preocupação com a segurança, quando é “assumida” por alguém que sofre de excesso de zelo, por ser usada para os seus próprios interesses independentemente de quem sofra as consequências. Esta situação já foi retratada no filme “Perigo Público – Enemy of the State” (1998) de Tony Scott, com as interpretações de Will Smith e Gene Hackman.

Até ao próximo filme!!

Ficha TécnicaTítulo Original : Eagle Eye
Realizador : D.J. Caruso
Ano : 2008
Género : Drama/Thriller
Interpretes : Shia Labeouf, Michelle Monaghan, Rosario Dawson, Billy Bob Thornton

Sem comentários: